As 11 Melhores Dicas de Marketing Digital para Bares e Restaurantes!

É fato que o consumidor já adotou a internet como ferramenta de consumo e entretenimento. Cada vez mais pessoas utilizam a rede todos os dias e as empresas que ainda não criaram uma presença digital consistente estão errando feio! É muito provável que elas estejam perdendo inúmeras oportunidades de conquistar novos clientes diariamente.

Afinal de contas, ter um atendimento excelente e pratos saborosos não é o suficiente para gerar vendas. O público precisa descobrir todos os diferenciais do negócio para se sentir atraído. Uma das melhores formas para alcançar o potencial cliente e divulgar um estabelecimento é participar de maneira estratégica do ambiente digital.

Sem dúvidas, existem muitas opções disponíveis para colocar uma marca no universo online. Por isso, é comum encontrarmos vários profissionais perdidos sem saber em qual estratégia apostar. 

1. Entenda quem é o cliente ideal

Conseguir traçar o perfil da persona é fundamental para qualquer ação de marketing bem-sucedida. Isso porque sem informações sobre quem realmente importa para o negócio, a empresa “atira para todos os lados”. Ou seja, não tem foco e, com isso, atrai pessoas que não têm potencial para consumir os seus serviços.

Para não desperdiçar tempo e dinheiro se comunicando com os consumidores que não se interessam pelo negócio, entenda qual será o seu alvo. Faça uma entrevista com os 10 melhores clientes e busque desvendar todas as suas características.

Desde informações sobre idade, estado civil, formação acadêmica, cargo que ocupa até questões comportamentais. Entenda quais são os principais problemas que a persona enfrenta. Por meio dessas dores será possível chamar atenção das pessoas que possuem o mesmo problema e têm potencial para consumir os serviços oferecidos pela empresa.

2. Invista na publicidade mobile com o Google Adwords

Ao identificar o público ideal você conseguirá criar várias ações de sucesso na internet. Uma das ferramentas mais eficientes para promover um negócio é o Adwords. Essa solução de publicidade disponibilizada pelo Google pode ajudar a levar ao restaurante o cliente certo, no momento ideal.

Vamos imaginar que um consumidor fez uma busca no seu celular por “pizza em bh”. Se aparece um restaurante nos resultados de busca em um raio de localização próximo de onde ele está, as chances da pessoa se tornar um cliente são enormes.

Outro exemplo interessante é se uma pessoa pesquisar em seu computador de casa, pelo termo “pizza 24 horas”. Se o restaurante for exibido na página de resultados, com certeza o consumidor entrará em contato para saber mais informações. Sendo assim, a empresa tem novamente, a oportunidade de gerar muitas vendas.

Busque na ferramenta “planejador de palavras-chave” que o próprio Adwords disponibiliza, os termos mais interessantes para começar a investir. O ideal é iniciar a campanha com uma verba de teste e avaliar o desempenho dos anúncios.

3. Faça promoções no Instagram

O Instagram é uma rede social com apelo visual muito forte. Por esse motivo, alguns segmentos possuem mais destaque do que outros na rede. A gastronomia é um exemplo disso, pois o engajamento com as imagens relacionadas à comida é muito grande.

Para aproveitar esse envolvimento dos consumidores, é interessante criar promoções. Sorteios de um jantar especial, ou um desconto para quem levar mais três amigos e apresentar a publicação do Instagram no estabelecimento. Esses são alguns truques que atraem mais seguidores, geram engajamento e conquistam mais potenciais clientes para o restaurante.

E claro, fotos bem confeccionadas e um feed bem organizado criam uma relevância maior para o seu perfil.

4. Tenha um site adaptado aos dispositivos móveis

Conforme citado anteriormente, os anúncios em dispositivos móveis funcionam muito bem. Isso acontece porque a publicidade aborda as pessoas no momento em que elas mais precisam. No entanto, muitas empresas se esquecem de que ter um site responsivo é essencial para essa estratégia dar certo.

Afinal de contas, ao clicar no anúncio o consumidor será direcionado para a página do restaurante. Caso ele tenha alguma dificuldade de navegação, acesso às informações, o potencial cliente abandonará o site em poucos instantes.

Além de perder vendas, quanto mais pessoas saírem rapidamente do site mais alta fica a taxa de rejeição. Esse é um dos fatores que influencia o bom posicionamento de um site no ranking de resultados. Fique atento!

5. Não se esqueça do relacionamento como estratégia de marketing digital para bares e restaurantes

Mais importante do que atrair novos clientes é fidelizar os atuais. Se um cliente tem uma experiência boa com uma marca, ele pode influenciar sua rede de contatos positivamente. Por isso é fundamental investir em estratégias de relacionamento para que esses clientes se transformem em evangelizadores da marca.

Criar um programa de fidelidade é uma excelente maneira de premiar os clientes mais frequentes, com descontos e brindes. Fornecer um motivo para que o consumidor retorne ao estabelecimento é uma tarefa que deve ser constante.

Outra dica valiosa para trabalhar o relacionamento é criar um anúncio no Facebook Ads para os clientes que fazem aniversário nos próximos dias. Existe um recurso que permite anexar uma planilha com os e-mails dos clientes e no momento de segmentar, é possível acrescentar a opção “próximo aniversário” para alcançar essas pessoas.

Sendo assim, é interessante criar um anúncio com um desconto expressivo para oferecer nessa data especial. Isso mostra que a empresa conhece os seus clientes e está empenhada em tornar a sua experiência cada vez mais personalizada.

Você pode deixar mais caloroso o relacionamento investindo em um bom gerenciamento de mídias sociais. Estreitar a relação se mostrando presente aos feedbacks do cliente é o diferencial que as pessoas esperam das empresas atualmente.

Incentivar o conteúdo gerado por outros usuários também é uma forte estratégia de propaganda gratuita para sua empresa.

6. Crie eventos no Facebook

Para atrair mais pessoas para o estabelecimento o ideal é criar eventos no Facebook. É interessante planejar um momento especial por semana ou por mês. Esse senso de urgência pode representar um bom motivo para os clientes retornarem ao restaurante. Ou seja, promover um rodízio ou o dia de um determinado prato com desconto é uma isca interessante.

Além disso, a identidade visual desses eventos também precisa ser diferenciada das peças que são divulgadas normalmente. O consumidor precisa entender que vai acontecer um evento diferenciado no restaurante e, sobretudo, em apenas uma data. Desse modo, o interesse das pessoas é cada vez mais aguçado.

7. Curta fotos que usem a localização de pontos turísticos da sua cidade

Turistas estão sempre empenhados em descobrir locais atrativos para frequentarem em suas visitas à novas cidades, que tal facilitar a busca para eles?

No Postgrain você pode buscar por localização, liste os principais pontos turísticos de sua cidade e curtas as fotos mais recentes com o perfil do seu bar ou restaurante. A ideia é despertar a curiosidade, afim de que os usuários do Instagram cliquem no seu perfil e através das suas fotos, eles sintam vontade de conhecer o seu estabelecimento.

8. Pesquise a concorrência

Buscar referências sobre as estratégias de marketing que a concorrência estão aplicando pode render insights poderosos. Existe uma ferramenta chamada LikeAlyzer para pesquisar as fanpages das empresas concorrentes e descobrir como anda o engajamento de cada uma.

Após isso, você poderá escolher quais as páginas mais influentes de acordo com a pontuação exibida na ferramenta, para pesquisar os detalhes do conteúdo utilizado, o tom de voz abordado e todas as táticas utilizadas.

9. Tenha um site otimizado

Essa é a primeira e talvez a mais importante dica. É primordial para iniciar uma estratégia de marketing digital que você tenha um site otimizado, com uma usabilidade impecável. Alguns pontos que devem ser observados:

Responsivo: Um site responsivo é um site que se adapta a diferentes tamanhos de tela. É notório que hoje a maioria dos acessos se dão via mobile, então, é primordial que seu site seja adaptável a qualquer tamanho de tela.

Blog: Em um primeiro momento, um blog pode parecer trabalhoso e que não converta tanto como uma campanha de AdWords. Porém, a longo prazo, pode se tornar um dos canais mais relevantes para atração e retenção de clientes. De fato, criar conteúdo de qualidade, requer um pouco de trabalho, mas com certeza você colherá bons resultados investindo em Content Marketing.

SEO: Outro quesito importantíssimo, é o SEO. Pense da seguinte forma: Você acabou de inaugurar um restaurante, novinho, com os preços super acessíveis, comida deliciosa, ambiente espetacular, toda uma experiência impecável. Porém, ele fica no meio de uma floresta, sem acesso de ruas, rodovias, estradas, nada. É isso que acontece quando você cria um site/blog que não seja otimizado. SEO é o caminho que leva o cliente até o seu negócio, sem ele, todo o investimento em digital seria em vão.

10. Crie um diferencial

O mercado está saturado do tradicional. É preciso ter algo que te diferencie dos concorrentes. Claro, isso não é sempre possível de ser feito, afinal, inovar em um mercado como esse é mais complexo do que se possa imaginar.

Algumas sugestões que podem te ajudar:

Aplicativo para realizar pedido: Apesar de já existirem diversos aplicativos de delivery, ter o seu próprio pode passar mais credibilidade.

Cardápio com experiência VR: Esse seria algo um pouco mais complexo, visto que poucas pessoas possuem óculos de realidade virtual. Porém, nada impede que você crie essas experiência dentro do seu bar ou restaurante. Imagina, se você pudesse analisar um cardápio, ou ter a experiência de analisar os pratos e o ambiente do restaurante através de um óculos?

O restaurante do Panamá Buen Gusto colocou essa ideia em prática, e você pode assistir ao vídeo aqui.

Essas são algumas ideias que podem fazer seus clientes e futuros clientes a terem uma experiência diferenciada.

11. Invista no marketing de indicação

marketing de indicação ou recomendação, é uma das estratégias mais usadas por negócios, seja ele online ou offline. Talvez por ser uma das formas mais fáceis de atrair potencias clientes em um efeito escala.

Além disso, a indicação ocorre geralmente por clientes satisfeitos, e isso faz com que se tornem defensores da sua marca, ajudando a divulgá-la no seu meio social. Uma estratégia parecida pode ser usada com influenciadores.

Algumas dicas para você colocar em prática uma estratégia de indicações:

  • conceda promoções, ou descontos para os melhores clientes;
  • disponibilize cupons de desconto, ou alguma vantagem para as pessoas que irem em grupo ao seu estabelecimento;
  • incentive os seus clientes a divulgarem o seu restaurante nas suas redes sociais.
  • conceda cupom em formato de convite para os seus clientes presentarem os amigos;

Enfim, existem diversas formas que podem ajudar a crescer o fluxo de clientes no seu bar ou restaurante, basta usar a criatividade.

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