Marketing Digital para Dentistas 6 dicas de sucesso!

Ferramentas de Marketing Digital tornaram-se grandes aliadas das empresas na promoção de uma imagem pública mais moderna, confiável e divertida. Hoje em dia, o modo como um profissional se comporta nas redes sociais pode resultar em uma imensa captação de clientes ou no fim de um negócio.

Diversos segmentos de mercado estão notando que as práticas do marketing tradicional vêm perdendo efeito. Panfletos, divulgação local e indicações podem funcionar em alguns setores, mas num mercado competitivo não são suficientes.

Pensando nisso, separamos 6 dicas de como desenvolver estratégias de Marketing Digital para dentistas!

1 – Entenda as linguagens

Hoje em dia, o Marketing Digital é tão presente no nosso cotidiano que pode ser aplicado nos mais diversos formatos. Facebook, Instagram, Pinterest, sites de busca, blogs… A lista só cresce.

Cada rede tem sua própria identidade e vai servir para um perfil de profissional e cliente. Por exemplo, um dentista interessado em conquistar clientes pela internet pode mandar emails, trabalhar com fotos, vídeos, textos em blogs. Ou tudo isso junto, se tiver tempo e uma boa estratégia de comunicação e relacionamento para ser colocada em prática.

2 – Cuide do seu site e redes sociais constantemente

Sites que não são atualizados acabam perdendo rankeamento no Google. O que isso significa?

Quando um cliente procura um profissional, os sites mais atualizados e responsivos aparecem nos primeiros resultados. Sabemos que a maioria dos clientes hoje usa celular, portanto seu site deve ser adaptado para funcionar em todas as interfaces incluindo computador, tablet e smartphone.

Site e redes atualizadas e bem cuidadas podem levar a um grande número de seguidores atraídos pela qualidade da presença virtual, abrindo assim uma gama maior de pessoas que buscarão a interação fora das redes, ou seja, um atendimento no seu consultório.

3 – Conheça a concorrência

Como estamos falando de Marketing Digital para dentistas, não adianta observar a estratégia de marketing de empresas de outros setores. Na internet a originalidade é valorizada, e não pega bem copiar. O que deve ser feito é conhecer a competição e perceber seus erros e acertos.

Uma vez que conseguimos analisar friamente nossos concorrentes, podemos criar serviços que vão suprir os nichos criados pelas falhas deles.

4 – Usar fotos (cuidadosamente) para comprovar a qualidade do seu trabalho

Com a grande diversidade de recursos visuais disponíveis atualmente, aquele velho ditado que diz que “uma imagem vale mais do que mil palavras” nunca foi tão verdadeiro, especialmente quando falamos de marketing digital para dentistas. Desse modo, nada melhor do que usar fotos para comprovar a qualidade do seu trabalho. Inclusive porque, graças às redes sociais, essa estratégia pode ser amplamente explorada.

Além de poder mostrar seu trabalho por meio de imagens, por exemplo, do sorriso de alguns clientes após um determinado tratamento, é possível expor também a estrutura do consultório. E isso realmente pode ser decisivo para que alguns clientes optem pelos seus serviços. Até porque, ao apresentar equipamentos modernos e um local de trabalho bem organizado, você transmite confiança e profissionalismo.

Assim, por saber que você é um profissional competente e que trabalha com uma estrutura de última geração, o cliente não terá dúvidas de que o seu consultório é o mais adequado para suprir a demanda dele.

5 – Gatilho da Prova social

Você já deve ter ouvido falar em Gatilhos mentais, não?
Imagine que você está em um lugar desconhecido e quer tomar um café, porém existem duas cafeterias uma de frente para a outra nessa avenida, mas uma delas tem uma fila com várias pessoas, e na outra não tem ninguém. Automaticamente nosso cérebro liga a quantidade de pessoas com qualidade de serviço. Viu só?

Você pode implementar isso na sua estratégia também, comece a tirar fotos de seus pacientes principalmente se tiverem algum cargo importante ou de destaque na região, como o prefeito ou vereador. Isso vai mostrar ao público que você tem qualidade e credibilidade, e se seu concorrente não usar isso você com certeza será a primeira opção de seus futuros clientes.

6 – Explorar os Stories

Muitos profissionais, não apenas da odontologia, ainda têm certa resistência em relação à utilização dos Stories (seja no Facebook ou no Instagram – este último é o mais efetivo). Porém, saiba que isso é um grande equívoco. E a explicação é bem simples: o Stories tem um poder de engajamento maior do que as postagens no feed de notícias. Além de aumentar o alcance orgânico das suas postagens.

Dessa forma, usá-los para compartilhar conteúdos “rápidos” e relevantes é uma ótima maneira de atrair novos potenciais clientes. Obviamente, é preciso planejar bem a mensagem que você vai compartilhar por meio dessa ferramenta. Porém, fazendo isso de forma adequada, os resultados tendem a ser excelentes.

Conclusão

Hoje em dia, um profissional que não está presente na internet simplesmente “não existe” para uma imensa parcela das pessoas.

Por isso, é preciso trabalhar cuidadosamente sua imagem. Não considere o Marketing Digital como um gasto, mas como um investimento. Procure especialistas para lhe ajudar com imagens e com a geração de conteúdo para desenvolver posts, montar um site, e, claro, manter tudo isso atualizado!

E lembre-se: cada dentista tem um estilo e o ideal é fazer testes para conhecer melhor seu público e determinar a abordagem mais efetiva.

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